Podemos dizer que um ser vivo respira, come, bebe!! ... mas vamos nos deter aos termos técnicos.
Em primeiro lugar que podemos observar é o nível de complexidade e de organizações em que constituem os seres vivos. Por mais incrível que pareça, possuímos elementos básicos de todas as coisas. Temos carbono, igualmente a um diamante. Temos Ferro, temos magnésio, e outros metais que são cofatores de muitas enzimas e também constituem dezenas de ligas metálicas. Contudo, o nível de complexidade de ligações e variância de estruturas nos seres vivos é algo que não pode se comparar. Num diamante. Existe apenas ligações C – C idênticas. O que diferencia um carbono de um diamante não é a diferença de átomos, pois ambos são C – C, mas apenas o rearranjo estrutural de suas ligações. O Carbono é o elemento chave dos seres vivos. Lembrando da química orgânica, que é conhecida como a química do carbono, o carbono pode formar 4 ligações e formar cadeias. E é quando as cadeias começam a ser formadas. Que a partir dos bilhões de anos de tentativas de novos rearranjo de cadeias entre os átomos de carbono, estamos aqui hoje. Não passamos de um monte de carbonos compactados. A bioquímica em si estuda não apenas as interações entre os átomos ligantes mas principalmente as alterações biológicas que cada tipo de estrutura química é resultada.
Seres vivos também necessita ter um metabolismo. Dentro desse metabolismo estão incluídos comer, respirar, falar, pensar ... !!!! Mas entrando mais no processo do metabolismo, vamos perceber que a bioquímica explica todo ele com detalhes. Para ser mais claro, do mesmo modo que nada na biologia, se não for a luz da evolução, tem lógica; tudo na biologia é explicado a partir de interações entre moléculas.
Quando falamos em metabolismo, também falamos de energia. De processos energéticos. Energia é uma coisa importante da biologia. Tudo depende dela. Sempre falamos que comemos para ter energia. Mas que energia é essa? E o que isso tem a ver com bioquímica?
É simples. Na verdade é simples quando se entende o processo. A energia da vida provêem do sol. O sol manda sua irradiação e ela é a fonte da energia. A partir do sol, as plantas, que são seres autotróficos , transformam a energia solar, em energia química. A energia solar fica retida DENTRO das ligações entre carbonos. Para ocorrer esse processo existe uma molecula especial nas células dos seres fotossintetizantes que permite esse trabalho, que é a clorofila. Na clorofila, existe um sal mineral, o magnésio, que fica eletroativado, e assim permitindo que a energia do sol excite um elétrons, e a partir da energia desse eletron, a energia luminosa pode ser transformada, através de varias reações, em energia química, dentro das ligações entre os átomos. Essa energia fica retida na moeda energética química da célula, chamada ATP (que é um nucleotídeo), e possui importância necessária para a grande maioria dos processos metabólicos da célula. A partir da fotossíntese, que são formado a maioria dos ácucares, que seram incorporados através dos herbivores, e por consequentemente pelos carnívoros, e em sequida, retornando a terra através dos decompositores. Vendo esse processo, entendemos que a energia na natureza nunca se perde. Como a água tem seu ciclo, como o carbono tem seu ciclo, a energia tem seu ciclo.
Nos animais heterotróficos, a quebra dos acucares, ou melhor, a quebra das ligações químicas nas moléculas de acuçares, que normalmente é realizado por uma enzima, que é uma proteína, libera a energia para a construção de novas moléculas. É a partir da energia da glicose, o monossacarídeo mais utilizado, que os processos de anabolismo ocorrem.
Tudo isso é coordenado pelas proteínas. Nossos tijolos do corpo. Tudo que vemos, tudo que somos, é devido as proteínas. E essas proteínas nada mais são que polímeros de aminoácidos. Que o que diferencia uma proteína de outra, é a sua seqüência de aminoácidos.
E o que dita essa seqüência? O código genético. O nosso DNA esta codificado, e igualmente que num computador é codificado em 1 e 0, o nosso DNA tem 5 nucleotídeos, que estão em seqüência, e cada parte dessas seqüências, que chamamos de genes, codificam uma proteína. Essa é a importância do DNA, alem de permitir a reprodutividade, a perpetuação da vida, ele dita as proteínas do corpo, ou seja, regula a vida, pois o que vemos, sentimos e pensamos, é devido as proteínas. Nós não passamos de uma sopa de moléculas compactadas!! Deprimente não?
Isso é apenas uma pequena parte do infinito universo em que podemos ver a presença das biomoléculas. E ainda nem citamos os lipídeos, com suas funções energéticas e isolantes; as vitaminas, com suas propriedades de cofatores e regulação; as diversas funções regulatorias e estruturais dos sais minerais.
Em resumo, tudo que você estuda, que seja para passar no vestibular, que seja para avançar de período na faculdade, ou apenas para aprender um pouco mais, tudo vem das biomoléculas.