quarta-feira, 25 de março de 2009

As biomoléculas dentro da vida !!! Bioquimica, uma introdução



O que diferencia um ser vivo de um ser inanimado? Ou, melhorando a pergunta, o que é um ser vivo? Que características ele apresenta?

Podemos dizer que um ser vivo respira, come, bebe!! ... mas vamos nos deter aos termos técnicos.

Em primeiro lugar que podemos observar é o nível de complexidade e de organizações em que constituem os seres vivos. Por mais incrível que pareça, possuímos elementos básicos de todas as coisas. Temos carbono, igualmente a um diamante. Temos Ferro, temos magnésio, e outros metais que são cofatores de muitas enzimas e também constituem dezenas de ligas metálicas. Contudo, o nível de complexidade de ligações e variância de estruturas nos seres vivos é algo que não pode se comparar. Num diamante. Existe apenas ligações C – C idênticas. O que diferencia um carbono de um diamante não é a diferença de átomos, pois ambos são C – C, mas apenas o rearranjo estrutural de suas ligações. O Carbono é o elemento chave dos seres vivos. Lembrando da química orgânica, que é conhecida como a química do carbono, o carbono pode formar 4 ligações e formar cadeias. E é quando as cadeias começam a ser formadas. Que a partir dos bilhões de anos de tentativas de novos rearranjo de cadeias entre os átomos de carbono, estamos aqui hoje. Não passamos de um monte de carbonos compactados. A bioquímica em si estuda não apenas as interações entre os átomos ligantes mas principalmente as alterações biológicas que cada tipo de estrutura química é resultada.
Seres vivos também necessita ter um metabolismo. Dentro desse metabolismo estão incluídos comer, respirar, falar, pensar ... !!!! Mas entrando mais no processo do metabolismo, vamos perceber que a bioquímica explica todo ele com detalhes. Para ser mais claro, do mesmo modo que nada na biologia, se não for a luz da evolução, tem lógica; tudo na biologia é explicado a partir de interações entre moléculas.
Quando falamos em metabolismo, também falamos de energia. De processos energéticos. Energia é uma coisa importante da biologia. Tudo depende dela. Sempre falamos que comemos para ter energia. Mas que energia é essa? E o que isso tem a ver com bioquímica?
É simples. Na verdade é simples quando se entende o processo. A energia da vida provêem do sol. O sol manda sua irradiação e ela é a fonte da energia. A partir do sol, as plantas, que são seres autotróficos , transformam a energia solar, em energia química. A energia solar fica retida DENTRO das ligações entre carbonos. Para ocorrer esse processo existe uma molecula especial nas células dos seres fotossintetizantes que permite esse trabalho, que é a clorofila. Na clorofila, existe um sal mineral, o magnésio, que fica eletroativado, e assim permitindo que a energia do sol excite um elétrons, e a partir da energia desse eletron, a energia luminosa pode ser transformada, através de varias reações, em energia química, dentro das ligações entre os átomos. Essa energia fica retida na moeda energética química da célula, chamada ATP (que é um nucleotídeo), e possui importância necessária para a grande maioria dos processos metabólicos da célula. A partir da fotossíntese, que são formado a maioria dos ácucares, que seram incorporados através dos herbivores, e por consequentemente pelos carnívoros, e em sequida, retornando a terra através dos decompositores. Vendo esse processo, entendemos que a energia na natureza nunca se perde. Como a água tem seu ciclo, como o carbono tem seu ciclo, a energia tem seu ciclo.
Nos animais heterotróficos, a quebra dos acucares, ou melhor, a quebra das ligações químicas nas moléculas de acuçares, que normalmente é realizado por uma enzima, que é uma proteína, libera a energia para a construção de novas moléculas. É a partir da energia da glicose, o monossacarídeo mais utilizado, que os processos de anabolismo ocorrem.
Tudo isso é coordenado pelas proteínas. Nossos tijolos do corpo. Tudo que vemos, tudo que somos, é devido as proteínas. E essas proteínas nada mais são que polímeros de aminoácidos. Que o que diferencia uma proteína de outra, é a sua seqüência de aminoácidos.
E o que dita essa seqüência? O código genético. O nosso DNA esta codificado, e igualmente que num computador é codificado em 1 e 0, o nosso DNA tem 5 nucleotídeos, que estão em seqüência, e cada parte dessas seqüências, que chamamos de genes, codificam uma proteína. Essa é a importância do DNA, alem de permitir a reprodutividade, a perpetuação da vida, ele dita as proteínas do corpo, ou seja, regula a vida, pois o que vemos, sentimos e pensamos, é devido as proteínas. Nós não passamos de uma sopa de moléculas compactadas!! Deprimente não?
Isso é apenas uma pequena parte do infinito universo em que podemos ver a presença das biomoléculas. E ainda nem citamos os lipídeos, com suas funções energéticas e isolantes; as vitaminas, com suas propriedades de cofatores e regulação; as diversas funções regulatorias e estruturais dos sais minerais.
Em resumo, tudo que você estuda, que seja para passar no vestibular, que seja para avançar de período na faculdade, ou apenas para aprender um pouco mais, tudo vem das biomoléculas.
Filipe Santos

sexta-feira, 20 de março de 2009

3D pra que ????


ínicio da Aventura.
A animação da ida ao box cinemas sempre é a mesma. Eu adoro. E hoje é um dia especial. Será meu primeiro filme em 3D. Depois de pular as oportunicadas de pequenos espioes e mosconautas ( não me arrependo) vou asssisti "Dia dos namorados macabro"(My Bloody Valentine). Chego na bilheteiria, pronto para pagar meus 4,50. E primeiro susto. tenho que ALUGAR O BENDITO OCULOS. Acabei pagando 10,50. Beleza. Entro no cinema. Começa a sessão. Coloca o oculos. É super apertado para mim. Não possu usar meus oculos de grau. E tudo isso, para apenas ver os personagens saindo poucos centrimetros da tela. O problema é que os personagens ficam bem feitos, mas o cenarios atras fica desvocado. Fora que o filme é ruim. Cheio de cliches de sustos. E cenas forçadas, que so servem para filmes em 3D. e cenas totalmetne desnecessárias, como uma mulher totalmente pelada ficar atuando por mais de 5 minutos. Não á necessidade. Talvez muitos podem ir apenas para ver essa atris despida. mas conteudo não é encontrado. Nem mesmo o Dean de supernatural (Jensen Ackles ) salva o filme.

E digo mais, a porcaria da unica sala do estado que esta passando esse filme em 3D coloca ( para agradar a MINORIA) o filme dublado. Que porcaria. Ainda nao entendem que dublado é ultrapassado.

Mas esse assunto de filmes dublados fica para proxima postagem

Fim da aventura



20/03




Filipe santos

Do DNA à tristeza ...





17/03/09


Nossa, que dia. Esse dia de terça feira foi realmente interessante. Não é todo dia que conceitos são mudados. De que de apenas simples alterações, pode ocorrer a variabilidade.

Falo do nosso genoma. Você já se perguntou o que você tem de semelhante com um rato? Ou uma planta? Alguns conservadores podem dizer que não. Lógico que não. Outros podem dizer que todos somos criaturas de Deus. Mas sendo o homem a Sua obra prima. Discussões as partes, se sabe que nosso genoma é muitíssimo parecido com o do rato. Temos genes quase que idênticos com plantas. Constantemente vários genes são classificados como ortologos entre organismos que aparentemente não tem nenhuma relação evolutiva recente. Mas como explicar isso? Qual é o segredo desta variabilidade? Porque, se é os mesmos genes, porque são tão diferentes.

A grande jogada é a estrutura do genoma eucariótico. Lembrando que existe grandes regiões não codificantes ( não produz uma proteína especifica); regiões sem funções conhecidas; e pedaços de seqüências de nucleotídeos que não codificam proteínas que estão inseridas dentro do gen ( os introns); e pouquíssimos genes,comparados com o tamanho do genoma. Os genes podem ser parecidos, contudo, alterações nas regiões regulatorias alteram completamente as expressões fenotipicas.

E ainda tem mais. Fora a dinâmica das regiões regulatorias, o genoma ainda pode embaralhar os exons !!!!!!! fazendo que ainda mais novas estruturas e novos fenótipos, a partir DOS MESMOS EXONS, possam existir. Realmente, é muito interessante.

E não parou por hoje. Entrei no mundo da nanobiotecnologia. È a ciência que trata das estruturas que estao entre o intervalo de 100nm e 1 nm. Realmente é muito interessante. Mas só isso. É lindo, bonito, impressionante, mas é um mundo fora de alcance. Primeiro motivo! DINHEIRO. É uma tecnologia cara. SEGUNDO. Apesar da federal se estudar, e o Brasil ter vários laboratórios, ainda falta muito para chegar nos três maiores centros de estudos: EUA, ASIA e EUROPA.
Todo conhecimento é valido. Isso que é ciência. È um erro o biólogo que fecha sua mente para outros assuntos. Um biólogo estuda biologia. Biologia estuda a vida. E a vida e bem abrangente.

Eu aprendi que depois quando os anos cobram dos nossos músculos, apenas vamos contar com aquilo que armazenamos em nossos armários mentais. Nosso conhecimento e vontade de querer aprender vai nos salvar do tédio da velhice.

Quando mais entro dentro da genomica e vejo as novidades nanotecnologicas, aprendo que o homem tem apenas uma sede insaciável. A de conhecimento.

INTELIGENCIA meu povo. INTELIGENCIA. A solução para o pais. Ela precisa ser nossa mãe.

E uma pessoa muito inteligente nos deixou. Apesar de todos os contras, eu tinha um grande respeito pela pessoa e inteligência de Clodovil. Que infelizmente veio a falecer. Uma pena. Tinha esperança que ele pudesse renovar aquela câmara.

Adeus Clodovil

E Até outro dia.

Filipe Santos

segunda-feira, 16 de março de 2009

Eu quero é suar!!!

DIA 16/03/09



Começa a semana. Tanta coisa para fazer. Escrever projeto. Estudar ictiologa. Estudar genomica. Estudar nanoparticulas. AFFFFFFFF. E dizem que estudande de biologia não se estressa. O sistema de ensino que é o prejudicado. Se alguém falando pelos cotovelos ajuda-se a apreender algo, não tinha filho ruim no mundo. E só existia gênios no mercado. Gênio é 1% dom natural e 99% transpiração.

Eu tenho que suar. Eu quero é suar.

Viva para o mal cheiro da inteligência. !!!!

IMPERDIVEL - TIN MAN








Atenção nova geração. Podemos agora assistir um classico, só que com novas roupagens. E muito, mas muito bem produzido mesmo. Estou falando de TIN MAN. TIN MAN é uma refilmagem de um clássico que é uma obrigação para todos os cinéfilos, o magico de OZ. Neste filme incrivel, podemos contar com tudo: magias, lutas, grande interpretações, e é claro, homenagens e mais homenages ao filme anterior. PRocure em sua locadora, ou baixe pela internet. Não importa. O que interessa é assistir

Trabalho? Pra que isso!!!

Vou voltar ao meu trabalho que é melhor. Beijo para todos

O nevoeiro. Monstro e canetas bic



28/02/09
Madrugadas sem sono são ótimas para assistir filmes. Minha nova aventura foi no filme O NEVOEIRO. Caos, aguntiante e supreendente. Neste filme, baseano numa historia de sthepping king leva o sentimento humano ao extremo. O que realmente somos capazes em situações de total desespero. Neste filme, um grupo de pessoas fica encurralada num mercado, enquanto um misterioso nevoeiro toma conta da cidade. So que não é apenas um simples nevoeiro. Ponto para a atriz que faz a religiosa, esta inccrivel, mas o ponto que peca é o protagonista. Ele tenta, mas não tem jeito. Tem o carisma do tamanho da tampa da caneta bic.


Pathfinder




Meu retiro iniciou com o filme DESBRAVADORES ( Pathfinder ), um filme que fala a respeito de um jovem vinking, que encontrado por uma tribo e criado por eles e se vê dividido entre dois destinos, salvar a ttribo de uma invasão de vinking, ou honrar o seu sangue. Claro que ele vai salvar a tribo dele, mesmo sem ser aceito por boa patê da tribo. Um galegao branco dificilmente seria aceito por uma tribo de nativos. O ponto forte do filme são os vinkings. Hábeis na espada, so querem saber de pegar o que querem e destruir o qu enao querem. Ótimas lutas, mas varias pontas. Como por exemplo, como nosso guerreiro principal se torna tão hábil na espada sem ter um professor. O sangue falou mais alto? Me poupe. E o final bem que poderia ser melhor. Podia ate pensar em ter escolhido outro ator. Um mais mais carismático. Mas enfim. Uma boa diversão para quem gosta de espadas e machados. Ponto alto do filme é o velhinho da tribo que da um caldo nos vinkins que não é brincadeira.


Filmes e mais filmes

Segunda 23/02/09

Agora quero comentar sobre o meu retiro de carnaval. Retiro de pobre é alugar um monte de filmes e esquecer as transmissões de tv. Queria sabre qual a graça, até mesmo para quem gosta de carnaval, assistir pela televisão. Enfim.

Apenas escrevendo

SÁBADO 21/02/09

Que saudades eu estava de escrever. 3 dias sem escrever, para pessoas mais interessantes, daria paginas e mais paginas de assuntos interessantes. Mas para mim, um mero mortal que foi educado a se contentar com tão pouco e viver querendo agradar os outros, não tenho tanta coisa de interessantes. Daí o poder dos livros. Ele nos levam para lugares onde nunca imaginamos. Onde não existe regras, pudores, dogmas e restrições. Bem, até que existe. Por meio de meras palavras podemos marcar muitas pessoas. Livros não mudam as pessoas, mas parágrafos sim.
Vejamos a cena, um jovem criado em um lar cristão, e pega um livro do cientista dawkins. O que será que aconteceria. Será que ficaria com dúvida? O grande dilema entre fé e religião. Certa vez ouvi dizer que a humanidade sempre se interessa por esse assunto porque não tem assuntos mais interessantes para discutir. E do que uma discussão melhor de um assunto que nunca se chegara no consenso. A duvida eterna. Porque a duvida é uma coisa boa.sem a duvida, a ciência nunca cresceria. A ciência nos ensina a aprendermos com a natureza. Que a resposta final depende dos fatos observados. Na ciência nos tiramos os fatos para chegarmos na conclusão. Na religião, nos temos as conclusões e vemos que fatos podemos tirar dela. Imagine-se num lago. Um cientista vai querer saber a direção do vento, o caminho a seguir, a força e direção das mares ..., mas um cristão apenas relaxa e deixa seu Deus lhe guiar. Insensato, louco, ingênuo, tolo, poderia chamar o cientista. No entanto, em meio a todos diplomas, discursos, pensamentos feito, a inveja é perfeitamente normal!

Erros de portukes

Desculpem os erros. Eu escrovo geralmente de madrugada. MAS vamos todos juntos. REforma ortografica. Faça voce a sua

Por favor, pegue a ficha !!!






Ai meu Brasil, meu Brasil querido. Até quando você vai ficar assim. Até quando eu vou poder dizer que tenho orgulho de ser brasileiro.
Este Brasil que funciona como agencia da previdência social. Lá estava eu, na agência de afogados. Pego uma ficha. Numero. Decorei o maldito número. F0151. Vou me sentar. Tirando geriatria, fila preferencial e prostíbulo é o lugar com mais velho que eu conheço. Mas enfim. Normalmente nesses casos basta olhar 2 ou 4 vezes para o painel eletrônico, pois, como é numa seqüência, você vê o ultimo numero e sabe-se dizer quando você será atendido. Mas será que a vida de brasileiro é fácil. Não. Não sei se o famoso jeito de ser brasileiro é confundido com incompetência e falta de raciocínio. Siga a chamado no painel eletrônico. F099; E067; F160; F08; F0122 ...
Será que existe lógica nesta seqüência “aparentemente” ilógica. Fato. Uma companheira ao meu lado foi a quarta pessoa a chegar. E ainda estava na fila.
Assim segue o Brasil. O Brasil tem sua lógica na ilógica que é o nosso sistema. Tudo ocorre errado mas até agora está dando certo.
Tem mais. Esse Brasil sempre me impressiona. Minha empregada. Segura essa. Salário ótimo. Tinha um quarto melhor que o meu. Comida. Roupa. Liberdade aos montes. Mas pediu as contas porque queria sair mais com os amigos. Trabalho? Da licença que eu quero seguir o trio.
Tem lógica isso. Welcome to BraSil !!!!!!!

Filipe Santos 17/02

Cadê essa bendita Dalila!!!!




Não sei se é sorte ou azar, mas essa Dalila vai ser procurada o carnaval todo. Tocada em todos trios e rodas de festas, a musica que tem como refrão, vai buscar Dalila, reflete a situação em que é entregue os nordestinos, e porque não o Brasil. Estamos na total mediocridade musical. Domingo, a partir das 15h ate 6h da manha, a avenida da frente da minha casa tomada de “foliões”; mas eu me pergunto, o que comemorar; musicas sem conteúdos. Bebidas aos montes, sem ao menos apreciar o que se bebe, mas sim pelo bel prazer de beber. Não que seja contra o ato do carnaval. Muitos justificam como a época onde a ética e as normas não gravadas nos papeis são quebradas. Onde como diz a musica, eu sou de todo mundo e todo mundo é de ninguém realmente acontece. Mas me pergunto, porque sou obrigado a ouvir isso. Porque não simplesmente criam lugares especiais para esse determinado tipo de comemoração. Se querem se embebedar na mediocridade, vão em frente. Abrem a boca para dizer do carnaval de Pernambuco, mas não vêem o estrago que isso trás, o nível de bebida que jovens bebem, assaltos, transito caótico e muitas mazelas sociais. Podemos ate ter o maior bloco do mundo, mas para mim apenas parece que o colizeu deixou de ser redondo e que seus muros são as calçadas de muitas ruas. Vamos nossos queridos administradores, incentivem o pão, quer dizer, axé, pagode, etc. para esse povo. Crise, corrupção, impostos; depois penso nisso amigo, que agora quero seguir o ritmo de mediocridade e me embebedar de falta de personalidade.

Filipe santos 16/02

Eita saudades de todos.


Foi mal, baratas e mosquitos, que leem esse blog. AGora tou de volta e para sempre